A Prefeitura de Capixaba vem, por meio desta, esclarecer a situação referente às quedas de energia na Escola Nair Sombra. Informamos que o problema não está na estrutura elétrica da escola, mas sim na rede principal de fornecimento da Energisa, que atualmente não suporta a demanda necessária e precisa ser substituída. Ou seja, a demanda elétrica da escola excede a capacidade da rede da Energisa na localidade, resultando em consumo elevado e aumento da temperatura, o que provoca desligamentos frequentes.
Esclarecemos que a solicitação para melhoria da rede elétrica que atende a escola foi feita à Energisa há aproximadamente cinco meses. Em 19 de março deste ano, formalizamos um pedido para a instalação de um novo transformador, uma vez que o atual não é suficiente para suprir as demandas e os equipamentos da Escola Nair Sombra. A Prefeitura também, por meio de seu engenheiro, reiterou a solicitação à Energisa e pediu uma vistoria na rede de alimentação da escola. Destacando que se faz necessária devido à adequação do projeto elétrico da instituição, que exige a substituição do cabeamento de alimentação e do disjuntor – passando de 35mm² para 95mm².
Vale destacar que atualmente, o transformador que atende à escola é de 75kVA, enquanto o cabeamento da Energisa é de 70mm², inferior ao exigido pelo novo projeto. Devido às altas temperaturas e à carga elevada, os cabos aquecem excessivamente, fazendo com que o disjuntor não suporte a demanda.
Por fim, em resposta à reiteração, a Energisa informou que já está tomando as devidas providências.
Comments