Foto do escritorAntonia Nascimento

Prefeito Manoel e Deputado Alan Rick participam de abertura da 1ª Conferência de Saúde Mental

Na manhã desta Sexta-Feira (08), o Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, juntamente com o Deputado Federal, Alan Rick, participaram da abertura da 1ª Conferência de Municipal de Saúde Mental em Capixaba.

Compuseram o dispositivo de honra, Presidente da Câmara de Vereadores, Amilton Costa, o Delegado de Polícia Civil, Aldízio Neto, a Secretária Municipal de Saúde, Núbia Rodrigues, Secretária de Desenvolvimento Social, Rakel Vieira, Secretária de Educação, Zana Tessinari, representante da Comarca de Capixaba, Sandoval Menezes, representante do Conselho Tutelar, Willian Tessinari, Coordenadora do CAPS I, Nayma Brito e o representante do Conselho Estadual de Saúde.

Na ocasião o Prefeito destacou que é um grande motivo de alegria para ele, estar realizando em seu mandato a 1ª Conferência de Saúde Mental, pois é algo muito importante para a população de Capixaba, tendo em vista que o município passou por momentos difíceis durante a pandemia e com isso os munícipes precisam de uma atenção voltada a esse foco. Nisto também parabenizou a Secretaria de Saúde e Coordenadora do CAPS pela excelente organização da conferência.

Já o Deputado Federal, Alan Rick, agradeceu a receptividade enfatizando que saúde mental é uma pauta muito impactante e realmente precisa ser debatida. No demais, deixou seu mandato à disposição da população de Capixaba, para ajudar no que preciso for. Também aproveitou para falar que tem mandado diversas emendas para auxiliar no desenvolvimento do município, citando como exemplo o recurso para pavimentação de ruas.

Dentre outras falas, o Presidente da Câmara, Amilton Costa também discorreu sobre a importância do tema da conferência, parabenizando a Prefeitura por haver mentalizado a conferência e também o CAPS e Conselho Estadual por estar na organização.

Vale destacar que a Conferência acontecerá até às 15hs, e debaterá diversas pautas em seus respectivos eixos, conforme cronograma abaixo:

Palestra Eixo 1: Cuidado em Liberdade como garantia de direitos à cidadania;

Palestra Eixo 2: Gestão financeira, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

Palestra Eixo 3: Política de saúde mental e os princípios do SUS (Universalidade, Integralidade e Equidade);

Palestra Eixo 4:Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

Após os debates de cada eixo, os grupos de trabalhos formarão propostas e escolherão seus delegados para participarem da etapa estadual da conferência de saúde mental.